Serket

Facebook Twitter Email Pinterest Plusone Linkedin Digg Delicious Reddit Stumbleupon Tumblr Posterous

SERKET: É a deusa escorpião que protegia das picadas dos mesmos. Ela também é conhecida como Selket, Selkis e outras variações. Os egípcios acreditavam que ela não só curava das picadas de escorpiões mas também de mordidas de cobra. Ela era comumente mostrada como uma mulher com um escorpião na cabeça. Nenhum templo dedicado a ela foi encontrado até hoje, mas indícios levam a crer que ela teve um número grande de sacerdotes.


Representação de Serket


Serket é uma das deusas mais antigas do antigo Egito, o faraó Escorpião teria prestado culto a Serket. Ela era uma deusa do baixo Egito, apesar da localidade não ter sido definida pelos estudiosos, mas sua adoração foi difundida para todo o Egito. Considerada a guardiã dos vasos canopos e tem como referência o título de “Senhora da Linda Casa”, associada a casa dos embalsamadores no processo da mumificação. Muitas vezes associada ou sendo um aspecto de Ísis.

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

- HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

- MILLARD, Anne. The Egyptians (Peoples of the past). Publisher: MacDonald Company, 1975.

- REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.


Imagens / Fonte:

- http://www.kingtutone.com/clipart/

- http://www.neferchichi.com/clipart.html


Links Relacionados, Confira..


avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Escritor do Livro "A Lei do Sofrimento". Apaixonado pelo Antigo Egito e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.