Início Antigo Egito TAWERET

TAWERET

97
0
COMPARTILHAR

TAWERET ou TAUERET: É a Deusa-hipopótamo que protegia as grávidas. Era uma deusa muito adorada pelas famílias egípcias. Os egípcios criavam santuários em casa para a adoração da Deusa. Eles acreditavam que sua aparência feroz espantaria os espíritos malignos e diversos amuletos com a sua forma eram usados por mulheres grávidas que buscavam proteção. Geralmente representada como grávida, cabeça de hipopótamo, patas de felinos e seios.



Representação de Taweret (Taueret)



Pequenos vasos, geralmente feitos de faiança foram esculpidos com a forma de Taweret, com um furo nos seios, para que o leite fosse depositado nele e depois fosse tirado pelos seios e passado nas crianças como proteção. Desse modo, acreditavam os egípcios que o leite estaria com o poder de Taweret.

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.


Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

COMPARTILHAR
Artigo anteriorSobek
Próximo artigoSekhmet
avatar
Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.

DEIXE UMA RESPOSTA

*