Met devolverá 19 peças da tumba de Tutankhamon ao Egito..

O Metropolitan Museum of Art (Met) de Nova York devolverá ao Egito 19 pequenas peças que foram identificadas como sendo provenientes da tumba do faraó Tutankhamon. As peças haviam sido roubadas e estavam nos Estados Unidos desde o início do século XX.

Os objetos permanecerão no Met até meados de 2011, quando passarão a ficar expostos no Museu do Cairo. “Graças à generosidade e senso ético do Met, esses 19 objetos da tumba de Tutankhamon vão poder se unir aos outros tesouros do jovem faraó”, declarou o chefe do Conselho Supremo das Antiguidades, Zahi Hawass.

Segundo especialistas, quatro das 19 peças têm grande valor histórico, especialmente um pequeno cachorro em bronze e um componente de um bracelete representando uma esfinge. A tumba de Tutankhamon foi descoberta em 1922 pelo arqueólogo britânico Howard Carter. Na época foi feita uma lei que proibia o transporte de itens da tumba para outros países. Entretanto, de acordo com os egípcios, muitos dos pequenos objetos foram roubados por viajantes que os misturavam aos seus próprios pertences.


Fonte: www.odebate.com.br

avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.