Seth

SETH ou SET: É o deus maléfico do antigo Egito. Inicialmente era visto como um deus bom, mas passou a ser considerado um deus mal quando o mito de Osíris e Ísis começou a se difundir por todo o antigo Egito. Foi retratado também ajudando Rá na luta contra a serpente Apep.

Ele geralmente é mostrado como um animal desconhecido, uma espécie de burro ou cachorro e com um longo nariz lembrando o de um tamanduá. Seth também teve um associação com Sobek (deus crocodilo), que tinha um lado feroz em sua natureza. 

Representação de Seth


Na segunda dinastia o Faraó Peribsen dedicou templos ao deus Seth, tendo em vista que Seth era o deus do alto Egito e segundo alguns estudiosos foi uma tentativa de rebelião, já que o seu antecessor privilegiou o baixo Egito. Em seu serekh, Peribsen não tinha o falcão que simbolizava Hórus, deus do baixo Egito, optando apenas por colocar o animal referente a Seth. Quando os hicsos dominaram o Egito, eles escolheram Seth como o principal deus do Egito.



Seth (Esquerda) e Hórus (Direita), adorando Ramsés II em um pequeno templo de Abu Simbel


O primeiro faraó da décima nona dinastia, Ramsés I, veio de uma família que tinha relações com os sacerdotes de Seth, fazendo com que muitos dos faraós tivessem seus nomes trocados para Seth, como foi o caso de Seti I e Seti II que significam “Homem de Seth”. Segundo REMLER (2010, p. 174) “O animal de Seth estava associado com a cor vermelha, a cor do deserto e animais com pêlos vermelhos e até mesmo os homens com o cabelo vermelho, foram considerados seguidores de Seth”.

Autor: Lucas Ferreira



Fontes / Referências:

– BUDGE, Wallis. Osiris, The egyptian religion of resurrection. Publisher: University Books, 1961.

– HART, George. The Routledge Dictionary Of Egyptian Gods And Goddesses. 2. ed. Publisher: Taylor & Francis Group, 2005.

– MILLARD, Anne. The Egyptians (Peoples of the past). London: MacDonald & Company, 1975.

– QUESNEL, A et al. O Egito: Mitos e Lendas. Editora: Ática, 1993.

– REMLER, Pat. Egyptian Mythology A to Z. 3. ed. Publisher: Chelsea House, 2010.

Imagens / Fonte:

http://www.kingtutone.com/clipart/

http://www.neferchichi.com/clipart.html

avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.