Antigo Egito

Descobertas dezenas de múmias enterradas em Saqqara

Uma equipe arqueológica da Universidade de Varsóvia, dirigida por Kamil Kuraszkiewicz, descobriu na necrópole de Saqqara, situada há cerca de 20 quilômetros da capital egípcia, o Cairo, vários “esconderijos” repletos de corpos mumificados de cerca de 2.000 anos, muito próximo de onde se localiza a pirâmide escalonada do faraó Djóser (2592-2566 a.C.), da III dinastia do Antigo Reino.

Escavações polonesas no sítio em Saqqara. Foto: J. Dabrowski/PCMA.

Segundo os arqueólogos, a maioria dessas múmias apresenta um tratamento funerário muito modesto. O método empregado para mumificá-las consistiu em embebê-las com bálsamos e unguentos aromáticos para, na sequência, vendá-las, depositá-las em ataúdes de madeira pintada e enterrá-las diretamente em buracos escavados na areia. Segundo Kuraszkiewicz, a decoração de um desses ataúdes se conservou parcialmente, por uma razão muito simples: os hieróglifos que o decoram são apenas uma imitação. Isso sugere que, possivelmente, o artesão que os pintou não sabia ler e talvez tratou de reproduzir os sinais que havia visto antes. Também se conservou aos pés do caixão uma representação do deus funerário Anúbis, uma divindade com cabeça de canídeo, que foi pintado na cor azul, o que é surpreendente, visto que normalmente Anúbis era representado pintado de negro. Talvez quiseram simbolizar a antiga crença egípcia de que o cabelo dos deuses era feito de lápis-lazúli.

Representação do deus Anúbis em azul. Foto: J. Dabrowski/PCMA.
Algumas das múmias encontradas. Foto: J. Dabrowski/PCMA.

Há mais de 20 anos os arqueólogos poloneses fazem escavações nesse sítio e já realizaram importantes descobertas, como as duas necrópoles situadas a oeste do complexo funerário de Djóser. Agora, sua intenção é escavar no “fosso seco” ou vala profunda, que rodeia a área sagrada da pirâmide desse faraó, onde esperam encontrar mais informações sobre as crenças religiosas dos egípcios do Antigo Reino.

Traduzido de:

MAYANS, C. Descubren decenas de momias enterradas en Egipto. National Geographic España. 4 Jul. 2019. Disponível em: https://www.nationalgeographic.com.es/historia/descubren-decenas-momias-enterradas-egipto_14480. Acesso em: 07/07/19.

Para mais informações:

ZDZIEBŁOWSKI, S. Dozens of mummies discovered by Polish archaeologists next to the world’s oldest pyramid. Science in poland, 1 Jul. 2019. Disponível em: http://scienceinpoland.pap.pl/en/news/news%2C77724%2Cdozens-mummies-discovered-polish-archaeologists-next-worlds-oldest-pyramid.html. Acesso em: 07/07/19.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo