Espanha retornará antiguidades do tempo dos Faraós para o Egito.
O governo espanhol vai devolver ao Egito oito itens que remontam ao tempo dos Faraós – da 6ª dinastia, que durou de 2374 a.C a 2192 a.C, aproximadamente – e que tinham sido tirados ilegalmente do país árabe em 1999, anunciou neste domingo o Ministério das Relações Exteriores do Egito.
Região de Saqqara de onde os artefatos foram roubados – Acessado de http://www.levante-emv.com/cultura/2012/03/12/espana-devuelve-egipto-8-piezas-faraonicas/888885.html em 12 de março de 2012.
As antiguidades, que são de pedra calcária, vêm do túmulo de Imep-Hor, um dos funcionários mais importantes da 6ª dinastia, e estão inscritos em hieróglifos com o nome e títulos do proprietário da tumba. As peças foram originalmente descobertas na região de Kom el-Khamsin, antiga necrópole ou cemitério de Saqqara, perto da antiga capital egípcia de Mênfis, situada a 25 km (15 milhas) ao sul da moderna Cairo.
Segundo o comunicado divulgado domingo pelo Ministério das Relações Exteriores do Egito, a data ainda não foi definida em que as autoridades espanholas entregarão os itens à embaixada egípcia em Madri. O governo egípcio disse que o acordo para recuperar as antiguidades foi alcançado após uma série de contatos legais e diplomáticos entre a embaixada egípcia e os funcionários judiciais e governamentais da Espanha.
O enviado do Egito para a Espanha, Ayman Zein el-Din, tomou nota que em setembro de 2010 a polícia tinha apreendido em Barcelona oito antigos artefatos egípcios que estavam em posse de traficantes de antiguidades, disse o comunicado. Depois de passar os procedimentos adequados em um caso como este, a embaixada do Egito no sábado recebeu uma carta do governo espanhol em que este último disse que eles concordaram em entregar os itens e pediu que se fixe uma data para fazê-lo.
Fonte: http://www.hispanicallyspeakingnews.com/notitas-de-noticias/details/spain-to-return-antiquities-dating-from-the-time-of-the-pharohs-back-to-egy/14532/