Antigo Egito

Múmias reais e sarcófagos serão transferidos para o NMEC

Dentro de alguns meses, múmias reais egípcias e os sarcófagos delas serão transferidas do Museu Egípcio, em Tahrir, para o National Museum of Egyptian Civilisation (NMEC) [Museu Nacional da Civilização Egípcia] em Fustat.

Área externa do NMEC com vista para o lago Ain Al-Sira. Cortesia: Ahram online.

O Ministro de Antiguidades Khaled El-Enany e oficiais de vários órgãos do governo passaram pelos dois museus para discutir procedimentos a fim de garantir que o processo de transporte seja conduzido de modo apropriado à única e grande civilização egípcia.

Acompanhando o ministro pelo tour estavam representantes dos ministérios da defesa, do interior e do turismo, assim como oficiais da província do Cairo, autoridades de segurança e o Conselho Supremo de Antiguidades.

El-Enany prometeu que os artefatos serão transportados “numa majestosa cavalgada”.

Estátua de Tuthmósis III. Cortesia: Ahram online.

Sabah Abdel-Razak, diretor do Museu Egípcio em Tahrir, disse à Ahram Online que 22 múmias e 17 sarcófagos reais das XVII, XVIII, XIX e XX dinastias serão transportados ao NMEC, incluindo 18 múmias de reis e quatro rainhas.

As múmias incluem àquelas dos reis Ramsés II, Seti I, Sekenenré, Tuthmósis III, e das rainhas Hatshepsut, Meritamon, esposa do rei Amenhotep I, e Ahmose Nefertari, esposa do rei Ahmose.

O trabalho está em andamento no NMEC para garantir que as salas dos museus estejam prontas para receber as múmias e os sarcófagos. Os mostruários do museu estão sendo instalados atualmente.

A principal sala de exibição está pronta para a inauguração e irá hospedar uma coleção de objetos que transmitem a história do Egito desde o período pré-histórico aos tempos modernos.

Estátua de esfinge. Cortesia: Ahram online.

Durante o tour de inspeção hoje foi revelado que uma estátua de granito negro do rei Amenemhat III, no formato de uma esfinge, é o primeiro artefato a ser exibido no salão de entrada.

Dois outros objetos da mostra são uma pequena estátua de esfinge, descoberta no templo de Kom Ombo, e uma estátua do rei Thutmósis III, desenterrada em Luxor, que também foram desembaladas para ser colocadas em exibição na sala de exposição temporária do NMEC, que foi inaugurada em 2017 pela antiga diretora-geral da UNESCO, Irina Bokivia.

A sala exibe objetos relacionados à história e ao desenvolvimento das artes egípcias ao longo das eras.

Traduzido de:

EL-AREF, N. Royal Egyptian mummies, sarcophagi to be transferred to NMEC soon. Ahram online, 18 Jun. 2019. Disponível em: http://english.ahram.org.eg/News/336344.aspx. Acesso em: 21/06/19.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo