Antigo Egito
Estátua roubada retornará da Alemanha em breve..
Seguindo negociações diplomáticas, o Egito teve sucesso em parar a venda de uma estátua no salão de um leilão na Alemanha.
O ministro de antiguidades, Mamdouh Eldamaty, anunciou que as investigações e os procedimentos legais estão sendo tomados e que a estátua retornará em breve. Ela tinha sido descoberta em 2008 por uma equipe Suíça e sido armazenada nas galerias de Elefantina.
Em 2013, a galeria foi alvo da pilhagem de ladrões e, a estátua, assim como outros artefatos, foram roubados. Na época, o Ministério de Antiguidades criou uma lista dos objetos roubados e inseriu na lista vermelha da Interpol com o intuito de garantir o seu retorno.
Alguns museus acham que podem se apropriar da cultura e arte egípcias. A Alemanha já surrupiou a estátua de Nefertiti. Bando de déspotas! Que os deuses os punam por sua falta de estética.
Olá Joaquim, tudo bom? Essa é uma questão bem complexa. Dê uma olhada nesse artigo: https://antigoegito.org/artigo-antiguidades-egipcias-o-comercio-e-as-leis-de-protecao-das-herancas-faraonicas/
Até mais.