Antigo Egito

Nedjemankh retorna

Depois de quase 20 meses de investigações, o promotor do escritório do distrito de Manhattan recuperou o caixão dourado do antigo sacerdote egípcio Nedjemankh do Metropolitan Museum no início desse ano e o devolveu ao Egito essa semana, escreve Nevine El-Aref.

Ele se encontra agora em exposição permanente no National Museum of Egyptian Civilisation (NMEC) em Fustat, no Cairo.

Caixão em exposição no NMEC. Foto: Ahramonline.

O caixão foi comprado pelo museu através de um negociante de antiguidades em Paris, que possuía uma licença de exportação egípcia de 1971. Durante as investigações conduzidas pelo promotor do escritório do distrito de Manhattan, o Egito enviou evidência de direito de posse e provou que a licença de exportação havia sido falsificada e o caixão era resultado de uma escavação ilegal.

El-Enany, Goldberger e embaixadores com o caixão no NMEC. Foto: Ahramonline.

O caixão foi esculpido em madeira e coberto com uma camada de ouro inscrito para Nedjemankh, um sacerdote do alto escalão de Heryshef, na antiga cidade de Heracleópolis. A superfície, elaboradamente decorada, inclui cenas e textos num relevo em gesso grosso, para proteger e guiar Nedjemankh em sua jornada da morte para a vida eterna.

Traduzido de:

EL-AREF, N. Nedjemankh Returns. Ahram online, 2 Out. 2019. Disponível em: http://english.ahram.org.eg/NewsContent/50/1201/352020/AlAhram-Weekly/Egypt/Nedjemankh-Returns.aspx. Acesso em: 02/10/19.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo