Antigo Egito

Pirâmide mais antiga do Egito será aberta em 2020

O Secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades Mostafa Waziri anunciou que a pirâmide de Djoser (também conhecida como a pirâmide em degraus), a mais antiga pirâmide do Egito, será aberta ao público no primeiro trimestre desse ano. Liderado por engenheiros britânicos, o projeto de restauração foi inicialmente lançado em 2006, foi pausado por volta de 2011 e finalmente retomado em 2013.

Pirâmide em restauro em Janeiro de 2019. Foto: Luiz Fernando Pina Sampaio.

Djoser (c. 2670 a.C.) foi o primeiro faraó da Terceira Dinastia do Egito. Ele ficou conhecido por sua paixão pela construção de vários monumentos e templos, e ele foi um dos primeiros a empregar pedra na construção. Acredita-se que o vizir de Djoser, Imhotep, construiu a tumba ajeitando uma pilha de mastabas para eventualmente formar uma pirâmide.    

De acordo como o jornal Egypt Independent, Waad Abul Ela, presidente do Setor de Projetos no Ministério do Turismo e Antiguidades, disse que o restauro fixou pedras instáveis, remodelou os cantos internos da pirâmide e reparou os degraus nas entradas sul e leste. Para o preparo da inauguração, um sistema de iluminação está sendo montado.

Vista da pirâmide e das cobras na fachada do complexo. Foto: Luiz Fernando Pina Sampaio, Janeiro/2019.

Traduzido de:

Cairoscene team. Oldest Pyramid in Egypt to Open in 2020. CairoScene. Jan. 2020. Disponível em: https://www.cairoscene.com/Buzz/Oldest-Pyramid-in-Egypt-to-Open-in-2020.

Indicação bibliográficas:

HAWASS, Z. Montanhas dos Faraós – A História Não Contada dos Construtores das Pirâmides. Curitiba: Grande Loja da Jurisdição de Língua Portuguesa, 2019.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo