Antigo Egito

Vila e perfumaria antigas descobertas no Egito

Ao norte do protetorado de Dakahlia uma missão dos EUA desenterrou um antigo assentamento faraônico, que está sendo apelidado de a vila mais antiga da história. O chefe da missão, Jay Sleifer Stein, anunciou a notícia na segunda-feira [24/12/18] na presença do governador de Dakahlia, Kamal Sharobim, e do Reitor da Faculdade de Turismo da Universidade Mansoura, Dr. Amina Shalaby.

A vila pertenceu à era de Ptolomeu III, o terceiro rei da Dinastia Ptolomaica, que governou o Egito de 246 a 222 a.C. A missão pode confirmar que a vila foi levada à ruína em meio a uma grande guerra ou luta, o que ficou evidente com a descoberta de armas espalhadas por suas ruas, assim como pelos restos mortais de soldados.

Estela no sítio de Dakahlia. Cortesia: Cairo Scene, 2018.

Ainda mais interessante, Dr. Stein disse que a aldeia tinha a fábrica mais antiga de perfume da história. A missão achou fornos especiais para fabricação de perfumes e murais que demonstram como os trabalhadores extraíam fluídos aromáticos das flores. A vila era um centro de fabrico de perfume mundialmente conhecido, enviando seus produtos engarrafados para venda em todo o mundo, assim como para o resto do Egito, conforme explicou Dr. Stein.

“Nós poderíamos saber os tipos de plantas que eles usavam para pegar flores para fazer perfumes, e atualmente as estamos coletando na América para produzir as mesmas qualidades de perfumes usados pelos egípcios”, disse Stein.

Escavação na vila. Cortesia: Cairo Scene, 2018.

A missão dos EUA para Tamei Al Amdeed começou o trabalho na área em 2007, depois de ter sido convidada pelo Ministério de Antiguidades do Egito para acessar o patrimônio histórico do sítio, devido ao medo de estragos aos monumentos da área, em função da rápida expansão urbana.  

Traduzido de:

CAIRO Scene Team. World’s oldest village and perfumery found in Egypt. Cairo Scene, 27 Out. 2018. Disponível em: Disponível em: http://cairoscene.com/Buzz/oldest-village-and-perfumery?fbclid=IwAR28bRMhkdYRmSjq6o4sJePll4MMB-YyVC_M96Z6QQDEcTzQ8imMrY3rkmE. Acesso em: 03/01/19.

Para maiores informações:

ABU-DASHISH, A. American Archaeological Mission Unearths World’s Oldest Perfume Factory.  Sada El balad, 26 Dez. 2018. Disponível em: http://see.news/american-archaeological-mission-unearths-worlds-oldest-perfume-factory/. Acesso em: 10/01/19.

Leitura recomendada:



icon

Luiz Fernando P. Sampaio

Natural de Jacareí - SP, é bacharel e licenciado em História pela Unesp "Júlio de Mesquita Filho", FCHS, Franca - SP. Especializando em História Antiga e Medieval pelas Faculdades ITECNE, Curitiba, PR. Atualmente é professor da rede Estadual de Ensino de São Paulo e na rede privada, ministrando a disciplina de História. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3998141217790326.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo