Arqueólogos descobrem antigo relógio solar do Alto Egito

Facebook Twitter Email Pinterest Plusone Linkedin Digg Delicious Reddit Stumbleupon Tumblr Posterous

Uma equipe de arqueólogos da Universidade da Basileia, encontrou um dos primeiros relógios solares do mundo durante a escavação no Vale dos Reis no Alto Egito. Desenterrado pelos pesquisadores enquanto limpavam a entrada de um dos túmulos na área, o relógio foi encontrado em uma região de cabanas de pedra. O artefato é uma peça achatada de calcário (Óstraco), no qual há um semicírculo de cor preta desenhado.

 

Relógio Solar - Acessado em 22 de março de 2013 em http://www.presstv.ir/detail/2013/03/14/293608/ancient-sundial-unearthed-in-egypt/

Relógio Solar – Acessado em 22 de março de 2013 em http://www.presstv.ir/

 

O semicírculo apresenta 12 seções de cerca de 15 graus, sendo que ao centro há uma cavidade para inserir um pino de madeira ou de metal que lançaria uma sombra para mostrar as horas do dia. Pesquisadores sugerem que “as cabanas foram usadas ​​no século 13 a.C para abrigar os homens que trabalham na construção dos túmulos, enquanto utilizavam relógios para medir as horas de trabalho. Os primeiros relógios de sol conhecidos são os obeliscos (3500 a.C) e relógios de sombra (1500 a.C), da astronomia egípcia e babilônica. A recente escavação foi feita em cooperação com as autoridades egípcias, sob a direção da Professora Susanne Bickel.

 

*Susanne Bickel é a mesma pesquisadora que encontrou com sua equipe a cantora de Amun, Nehmes Bastet no Vale dos Reis, veja:

http://antigoegito.org/fotos-de-nehmes-bastet-kv-64/

http://antigoegito.org/rara-descoberta-no-vale-dos-reis/

http://antigoegito.org/primeiro-video-da-kv-64-e-disponibilizado/

 

Fonte:

http://www.presstv.ir/detail/2013/03/14/293608/ancient-sundial-unearthed-in-egypt/

http://armenpress.am/eng/news/711525/worlds-oldest-sun-dial-dug-up-in-kings-valley-in-upper-egypt.html 

 


Links Relacionados, Confira..


  • Nenhum Post foi relacionado
avatar

Sobre Administrador

Natural de Criciúma – SC, Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Escritor do Livro "A Lei do Sofrimento". Apaixonado pelo Antigo Egito e com planos de em breve estar definitivamente morando/trabalhando no Egito.