Antigo Egito

Cancro encontrado em esqueleto egípcio com quase 3 mil anos

Os casos de cancro foram encontrados enquanto os cientistas analisavam os esqueletos de 1.087 egípcios, datados entre 1.500 e 3.000 anos atrás.

Analisando esses casos, os cientistas estimaram que o número de cancro na região egípcia era de cinco em 1.000, metade do valor atualmente registado nas sociedades modernas, explicaram os cientistas El Molto e Peter Sheldrick no artigo publicado em fevereiro na International Journal of Paleopathology.

Acrescentaram que estes valores demonstram que “o risco de ser diagnosticado com cancro ao longo da vida da sociedades ocidentais atuais é 100 vezes maior do que a registada no oásis de Dakhleh”.

Molto, um antropólogo da Universidade de Ontário, no Canadá, alertou que algumas pessoas de Dakhleh poderiam ter morrido vítimas de cancro sem que houvesse qualquer vestígio nos seus restos mortais. Além disso, avisou também que as pessoas do mundo antigo tendiam a ter vidas mais curtas.

No entanto, e mesmo levando em conta estes fatores, os cientistas acreditam que o risco de ter a doença foi consideravelmente mais baixo no antigo Egito.

Em cinco dos seis casos, os investigadores determinaram que as pessoas tinham cancro através do estudo das lesões dos seus esqueletos – buracos e danos ósseos. Estes buracos formaram-se quando o cancro se começou a espalhar por todo o corpo.

Um dos esqueletos encontrados, de uma mulher entre os 40 e 50 anos, tinha no seu quadril direito um buraco de 6,2 centímetros, que os cientistas acreditam ter sido causado por um tumor. Já no caso do homem de 50 anos com cancro retal, o tumor real foi preservado. No entanto, na maioria dos casos, os investigadores não conseguem determinar a origem dos cancros.

Maiores informações: https://www.livescience.com/62908-ancient-egypt-cancer.html

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo