Antigo Egito

Múmia de mais de 2,5 mil anos tem identidade confirmada no RS.

A cabeça de uma múmia egípcia que chegou ao Brasil na década de 50 teve a confirmação de idade, sexo e origem em pesquisa realizada na PUCRS. Iret-Neferet (que significa “olho bonito”) viveu entre 768-476 a.C., segundo exame de radiocarbono (C14) realizado nos EUA.  Segundo a pesquisa, a cabeça é de uma mulher de 42 ou 43 anos, que viveu entre o final do Período Intermediário III (1070-712) e o início do Período Tardio (Saíta-Persa: 712-332 a.C.) do Egito. Conforme os resultados do exame de radiocarbono, a múmia deve ter entre 2.495 e 2787 anos. O material estava em um Museu de Cerro Largo, interior do Rio Grande do Sul. O estudo foi realizado pelo Grupo de Estudo Identidade Afro-Egípcias, da Escola de Humanidades da PUCRS.


Foto: Bruno Todeschini

Iret- Neferet é a primeira múmia do Brasil a ter idade confirmada cientificamente por exame de radiocarbono. “Iret-Neferet, a múmia egípcia de Cerro Largo, se eleva como tributo às múmias perdidas do Museu Nacional e da história, como símbolo perene do povo egípcio, que tem nas múmias suas raízes mais profundas” afirma o coordenador da pesquisa, professor Édison Hüttner.

A cabeça da múmia apresenta também um olho artificial no lado esquerdo, identificado por meio de tomografia realizada no Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul. O olho é composto de uma rocha carbonática de composição calcítica. A cabeça apresenta também uma perfuração sobre o osso etmoide (na altura do nariz), que foi realizada para a remoção do cérebro, procedimento utilizado na mumificação. Além disso, contém 22 faixas de linho que envolvem a cabeça, seda e fios de cabelo.

Para ler a matéria completa, acesse:
http://www.pucrs.br/blog/mumia-egipcia-de-mais-de-2-5-mil-anos-tem-identidade-confirmada-por-pesquisa/

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo