Antigo Egito

Descoberto no Egito o mais antigo vestido do mundo..

Depois de passar 5 mil anos em uma tumba egípcia, o vestido foi enviado para o Petrie Museum of Egyptian Archaeology no início do século passado. Mas só em 1977 os peritos perceberam que não se tratava apenas de um pedaço de tecido mas sim de uma peça completa.

É a primeira peça de roupa do Antigo Egito a ser encontrada praticamente inteira. O “Vestido Tarkhan”, como ficou conhecido, é feito de linho e com acabamentos requintados, mostrando que pertencia a alguém de classe alta. É uma descoberta de enorme raridade, já que poucas peças de roupa do Antigo Egito sobreviveram à desintegração e os têxteis que chegaram até nós, feitos de fibras vegetais ou animais, não são mais que pedaços.

 

01oldestshirt.adapt.590.1

 

Os novos testes demonstram que este vestido tem mais de 5 mil anos, disse à National Geographic, Alice Stevenson, curadora do Petrie Museum of Egyptian Archaeology de Londres e autora do novo estudo, publicado na revista Antiquity.

Algumas roupas com idade semelhante sobreviveram até aos nossos dias mas são apenas retalhos. Este vestido, pelo contrário, além de estar quase inteiro, demonstra ser da alta-costura da época, dado o corte das mangas, o decote em V ou os franzidos, detalhes que só podiam ter sido feitos por um alfaiate muito especializado.

 

Data de radiocarbono para o vestido.
Data de radiocarbono para o vestido.

 

 

Fonte(s):

 http://antiquity.ac.uk/projgall/stevenson349

http://news.nationalgeographic.com/2016/02/160218-oldest-dress-egypt-tarkhan-archaeology/

http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2016-02-19-Alta-costura-com-5-mil-anos

 

 

Leitura recomendada:



icon

Lucas Ferreira

Natural de Criciúma – SC, Graduado e Pós-Graduado em História pela UNIASSELVI – SC, com ênfase no Antigo Egito. Apaixonado pelos antigos egípcios e desenvolvedor de projetos na área da Egiptologia.

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo